7 de setembro de 2007

Final de Amazon Attacks frustra público e até editor!

Aí, DCNerds!

Essa é pra assustar: confiram a notícia que o Omelete publicou hoje:

Leitores detestam final de saga com Mulher Maravilha – e até editor concorda
Ataque das Amazonas é um fiasco de público e crítica

Amazons Attack, crossover que envolveu uma minissérie e algumas séries do Universo DC, chegou ao fim na semana passada lá fora. Na história, as amazonas invadem os EUA, destruindo a Casa Branca e incediando os campos do Kansas, entre outras investidas militares – e os heróis não têm força contra o exército de mulheres guerreiras.
A edição 6 resolve o conflito, mas deixou os fãs enraivecidos. Se você não quer ler spoilers, não continue o texto abaixo - pule para o final.

Como revelado em edições anteriores da minissérie, as amazonas estavam sendo manipuladas pela vilã Circe a atacar o país. Quando a Mulher Maravilha revela o plano a suas colegas amazonas, sua mãe, Hippolyta, apóia Circe, por acreditar na necessidade de corrigir o "mundo dos homens".
As coisas se resolvem com um legítimo "deus ex machina" (no teatro grego, quando, ao final da peça, um deus descia do céu resolver o conflito): a deusa Atena surge e manda Hippolyta de volta para a ilha de Themyscira, bane Circe para o inferno e pune as amazonas apagando-as da existência - sim, fora Mulher Maravilha e Hyppolita, não existem mais amazonas no Universo DC.
Na página final, as coisas ficam ainda mais complicadas: é revelado que esta Atena é, na verdade, Vovó Bondade (quê???), uma das asseclas de Darkseid, que aparentemente dominou e mantém aprisionados todos os deuses gregos. Este trecho sinaliza uma história maior, possivelmente relacionada à saga Countdown.


As críticas à edição foram imediatas. E os leitores foram direto à fonte: o blog do escritor Will Pfeifer, que assinou a minissérie. O primeiro comentário de fã representa todos que vêm abaixo: "Amazons Attack é a pior e mais prejudicial história da Mulher-Maravilha de todos os tempos!"
Para tirar toda a culpa de Pfeifer – que é visto como um bom escritor por seu trabalho em Mulher-Gato e H-E-R-O, entre outros -, muitos fãs apontam que a minissérie teve toda a sua história concebida por editores da DC, e Pfeifer apenas providenciou o roteiro.
Questionado sobre isto, o próprio editor da mini, Matt Idelson, disse "compartilhar em parte" as críticas dos fãs. Sua mensagem foi publicada em um fórum do site da DC: "As coisas não saíram tão tranqüilas como deveriam nessa série, quase desde o princípio, e admito que a qualidade ficou comprometida em alguns momentos. Foi bastante frustrante para mim."
Amazons Attack soma-se a uma série de críticas negativas aos descaminhos do Universo DC nos últimos tempos, focados principalmente à série Countdown. Como não podia deixar de ser, as críticas têm afetado seriamente as vendas da editora.

Opinião DCNerd:
Ahhhhhhh que coisa terrível! Esse final foi muito bucha, que porcaria. Já faz tempo que esta história de saga está dando um fim absoluto na paciência do leitor. Pior do que isso: coloca em jogo a carreira de um bom escritor que nao teve chance de deixar sua marca pois a decisão da história ficou a cargo dos editores. No fim das contas, é menos uma coisa que vou comprar ano que vem.

Nenhum comentário: