25 de setembro de 2007

Morre o Arqueiro Verde - De novo!


Aí, DCNerds!
Confiram estes super spoilers publicados no Newsarama e traduzidos pelo HQM:

Spoiler: Os rumos de Arqueiro Verde e Canário Negro

Depois de meses de expectativa os leitores conseguiram finalmente pôr as mãos no especial Green Arrow/Black Canary Wedding Special, que mostrou o casamento de Oliver Queen e Dinah Lance, ou Arqueiro Verde e Canário Negro, como são mais conhecidos. No entanto ninguém esperava pelo que que estava reservado para as últimas páginas da revista. Oliver tenta matar Dinah e acaba sendo assassinado por ela, que crava uma de suas próprias flechas verdes em seu pescoço.

O roteirista Jud Winnick explica que a história da morte do Arqueiro Verde aconteceu nesta edição devido ao destaque que ela teria, mesmo sem precisar anunciar o destino fatal do personagem. Vale lembrar que o Arqueiro Verde é um dos solteirões mais famosso do Universo DC e que seu relacionamento instável com a Canário Negro se arrastou por muitos anos. Sendo assim, foi muito fácil para o roteirista e para a DC atraírem um grande número de leitores.

Winnick afirma que muito em breve serão respondidas as questões que surgiram naturalmente no final do especial. Os leitores ainda não conseguiram entender por qual motivo, razão ou circunstância Oliver Queen, até então um super-herói nato, surtou e resolveu matar sua esposa na lua-de-mel. O roterista, no entanto, afirma que Oliver de fato está fora de ação e que a dupla Arqueiro Verde e Canário Negro agora é formada por Connor Hawke (filho de Oliver) e Dinah Lance.

"Entre o especial e o novo título mensal Green Arrow/Black Canary, o mundo seguiu em frente, e principalmente, Dinah Lance também seguiu seu caminho. Agora ela busca desvendar os fatos que levaram à loucura de Oliver e por conseqüência a obrigaram a matá-lo", adianta.

Certamente os leitores estão tratando com ressalvas toda esta movimentação em relação ao Arqueiro e à Canário Negro. Nos anos 90 Oliver Queen morreu em uma explosão, e anos mais tarde foi ressuscitado por Hal Jordan, que na ocasião era Parallax, e sua volta foi explicada em uma trama envolvendo anjos, demônios e misticismo. O retorno só funcionou porque não se levou tão a sério. Hal produziu uma espécie de clone de Oliver utilizando pedaços do Arqueiro que ficaram grudados no uniforme do Superman quando ele explodiu. Depois a alma do herói foi convencida (sim, na conversa mesmo) a habitar o novo corpo.

Foi uma bela obra prima de Kevin Smith, e era a chance dos leitores terem Oliver de volta. No entanto, um belo retorno pode não funcionar duas vezes, por mais carismático que seja o personagem. Outro temor que os leitores podem ter é que a qualquer momento se revele que o Arqueiro que morreu seja uma versão de alguma das outras 51 Terras que povoam o Universo DC. Depois da busca por Ray Palmer (o antigo Eléktron que está perdido pelo multiverso há um bom tempo), é muito difícil saber se alguém se interessaria por uma busca à Oliver Queen.

No momento o que vale é que Oliver está oficialmente morto e que Connor Hawke é o Arqueiro. No passado, quando ele integrou a Liga da Justiça de Grant Morrison, o persongem fez jus ao manto e honrou a memória de seu pai. No entanto, resta saber se outros roteiristas saberão lidar tão bem com ele.

O Arqueiro Verde, criado por Mort Weisinger e Greg Papp, é a persona heróica de Oliver Queen, outrora um playboy entediado que, ao se ver preso numa ilha deserta, acabou desenvolvendo habilidade com arco e flecha para poder sobreviver; depois do período de isolamento e de deter um grupo de traficantes que usavam a ilha para o plantio de drogas, Ollie mudou sua visão de mundo e tornou-se o vigilante conhecido como Arqueiro Verde. Ele apareceu pela primeira vez na revista More Fun Comics #73, em 1941, mas sua relevância no Universo DC cresceu na década de 1970, após estrelar um título com o Lanterna Verde. Fez parte da Liga da Justiça.

A Canário Negro é Dinah Lance, filha da Canário original (criada por Robert Kanigher e Carmine Infantino) e sua sucessora. Após crescer idolatrando os amigos super-heróis de sua mãe, ainda muito jovem herdou o manto de Canário Negro. Grande artista marcial, tem o poder de produzir potentes rajadas sônicas com suas cordas vocais. É uma das mais conceituadas super-heróinas do Universo DC, tendo sido parte das principais equipes da editora.

Opinião DCNerd:
Carácoles, essa foi supreendente. COmo disse a matéria acima, tomara que permaneça morto. Esse negócio de morrer o Oliver Queen da Terra 39, e aparecer um Oliver Queen mais novo todo malandro de outra Terra será terrível. E a obra de Kevin Smith jamais será superada.
Descanse em paz, Oliver Queen. Suas histórias ficaram na memória dos fãs. Depois dessa, acho que vou ler "A Busca" de Brad Meltzer mais uma vez.

Nenhum comentário: