Há um bom tempo que eu estava pensando em qual seria um assunto interessante para a coluna DC Especial, que já não era atualizada desde setembro. Quando soube que a Pixel iria lançar este especial nas bancas brasileiras, uma luz acendeu instantaneamente em minha mente. Este era o assunto perfeito para um novo post e aqui está!
O Grupo
Para os marinheiros de primeira viagem, Planety é uma série criada pelo escritor Warren Ellis e pelo desenhista John Cassaday em 1998 para o universo Wildstorm, de Jim Lee, que hoje é um dos selos da DC Comics. Ellis sem dúvida tem uma mente extremamente criativa para o mundo dos quadrinhos, e soube explorar bem sua criação. O Planetary é uma organização que se auto-denomina Arqueólogos do Impossível, cuja pricipal função é buscar os grandes segredos do mundo. Ela foi fundada pelo Quarto Homem, que diz-se ser alguém entre Adolf Hitler e Bill Gates. Além dele, os grandes personagens do grupo são:
- Jakita Wagner: uma guerreira forte, rápida e quase invulnarável;
- O Baterista: pode detectar e manipular linhas de informação, tais como eletroeletrônios e computadores;
- Elijah Snow: sua habilidades foram descritas por Jakita como "subtração de calor". Elijah pode congelar substâncias e manipular a própria temperatura à sua volta
O Crossover
A idéia por trás deste encontro era não fazer com que o Planetary simplesmente se encontrasse com o Batman, mas sim com suas diversas formas que se alteraram através das décadas fazendo com que a revista fosse uma grande homenagem ao personagem favorito da DC Comics.
O Planetary começa a investigar uma série de assassinatos em universos paralelos ao deles, e esses crimes estão acontecendo em Gotham City, ou melhor, na Gotham City do universo do Planetary. O grupo então consegue encontrar o assasino e a perseguição tem início. O que eles não esperavam é que o perseguido tem o poder de alterar a percepção da realidade ao seu redor, fazendo viagens no espaço/tempo através de um portal. E ainda pior: a cada nova mudança de lugar, eles revisitavam uma Gotham City de uma determinada época e em todas, o Batman estava presente em uma versão diferente.
Com uma premissa simples assim, a história de 48 páginas é um prato cheio para fãs do Batman, fãs do Planetary ou simplesmente fãs de uma boa leitura. Temos o prazer de ver o velho Batman de Bob Kane, o Batman da série dos anos 60 (essa aparição é simplesmente impagável), da versão de Denny O'Neil e Neal Adams e o sombrio e definitivo Batman do Cavaleiro das Trevas. Além das referêcias ao personagem, são colocadas em nossa frente várias referências das próprias mudanças pelas quais o Univeso DC passou em todas essas décadas, até a própria Crise nas Infinitas Terras.
Mais do que isso, Ellis é realmente um maestro quando se fala de referências. A própria série do Planetary é um show de referências a todo o univeso de quadrinhos americanos e o escritor conseguiu não só escrever um bom crossover, mas também uma ótima história do Planetary com a participação do Batman. E o desenhista John Cassay não fica atrás. O homem do pincel tem uma arte refinadíssima (que foi realçada no formato 20,2cm x 29cm da editora Pixel) e conseguiu reproduzir de forma estupenda os traços dos desenhistas homenageados nessa edição, além dos próprios desenhos do Planetary que sempre são belas imagens para os olhos.
A Pixel mais uma vez acerta numa escolha de especial. Planetary/Batman é uma ótima revista, que teve um formato merecido para realce da qualidade gráfica e por um preço acessível. Uma pena a editora não ter aproveitado para colocar algumas páginas a mais com um glossário das referências feitas no decorrer da história, mas, mesmo assim, nota 10 é pouco para este lançamento. Portanto, não perca tempo. Garanta já sua edição antes que você fique sem =D
1 de dezembro de 2007
DC Especial 2 - Planetary/Batman - Noite na Terra
Postado por
fmorcelli
às
12:04
Marcadores: DC Especial, News
Assinar:
Postar comentários (Atom)






Nenhum comentário:
Postar um comentário